A terceira reunião de prestação de contas do Acordo Cassi aprovado em novembro de 2016, pelo Corpo Social, foi realizada na última quarta-feira, 27/09, em Brasília, entre a Cassi, o Banco do Brasil e as entidades que compõem a Mesa de Negociação, ANABB, AAFBB, Contec, Contraf e FAABB. Na ocasião, foram abordadas as ações realizadas de junho a agosto de 2017, previstas no Memorando de Entendimentos.
O Memorando de Entendimentos estabelece direcionamentos visando a sustentabilidade e a manutenção dos serviços prestados pela Cassi. No documento estão previstas contribuições extraordinárias dos associados e ressarcimento pelo Banco do Brasil, ambos de caráter temporário e previstos até dezembro de 2019.
Confira abaixo um resumo dos principais itens apresentados e debatidos na reunião.
O presidente em exercício da Cassi, Dênis Corrêa, conduziu o encontro e apresentou a prestação de contas referente aos números do trimestre. Outro tema abordado foi a melhoria no índice de satisfação do trabalhador da Caixa de Assistência na pesquisa Melhores Empresas para Você Trabalhar, que passou de 63.6 pontos em 2015, para 79.1 neste ano.
A Cassi divulgou a contratação de empresas especializadas para validação de modelos inovadores de gestão das internações hospitalares, com o objetivo de acompanhar os custos reais. Essa iniciativa envolve a contratação de três empresas, além dos auditores da Caixa de Assistência, que atuarão em 75 hospitais, com a realização de auditorias concorrentes/operacionais, retrospectiva e análise técnica para fechamento de contas hospitalares in loco.
Ainda em relação às finanças da Cassi, o presidente em exercício ressaltou que os valores, referentes à contribuição extraordinária de 1% dos associados mais o aporte mensal do BB, estão auxiliando na manutenção da Caixa de Assistência. Porém, com o aumento das despesas assistenciais (cirurgias, internações hospitalares, exames, entre outros) nos últimos meses e se mantida essa curva de crescimento, serão necessárias outras medidas para garantir a sustentabilidade da entidade, disse Corrêa.
Para reduzir os impactos e minimizar os déficits o gestor afirmou que várias ações estão sendo discutidas no âmbito da governança. “O trabalho inicial da Consultoria Accenture realizado nas últimas sete semanas indicou pontos que demandam ajustes. Este diagnóstico inicial evidencia a importância de alinharmos as despesas e as receitas da Cassi”, enfatizou Dênis Corrêa.
Outro problema que a entidade vem enfrentando nas contas, são as constantes judicializações por parte dos associados, pois isso tem imputado à Cassi despesas não previstas, causando um desequilíbrio nas contas. Corrêa enfatizou que o rol de benefícios oferecidos pela Cassi em prol dos associados é bem maior que o exigido pela ANS, o que representa para a entidade cerca de R$190 milhões a mais nas despesas da Caixa de Assistência.
Durante a reunião o presidente da ANABB, Reinaldo Fujimoto, sugeriu que a Cassi disponibilize para a Mesa de Negociação o diagnóstico inicial da consultoria Accenture. “Os dados são importantes para acompanharmos todo o processo e mantermos as entidades e os associados informados. Os números apresentados na prestação de Contas foram bastante esclarecedores, o que me agradou, pois mostrou que um trabalho está sendo feito, trabalho esse que deve continuar firme para que a Cassi alcance o mais breve possível o equilíbrio de suas contas”, disse Fujimoto.
O coordenador da Mesa de Negociação, Wagner Nascimento, avaliou como positiva a reunião. Ele comentou que que “o objetivo foi cumprido e trouxe dados consistentes sobre a Cassi. A partir de dados preliminares da consultoria, que teremos no próximo encontro, avançaremos nas análises e faremos um trabalho ainda mais completo”.
Loreni Senger Correa, representante da Federação das Associações de Aposentados e Pensionistas do Banco do Brasil (FAABB) também comentou sobre a prestação de contas. “Noto que atingimos maturidade nas discussões e progredimos muito no nível das informações”, destacou.As Entidades da Mesa Negociação solicitaram à Cassi que, a partir da próxima reunião de prestação de contas, sejam incluídas informações adicionais dos trabalhos da consultoria e que se possa contar com a presença de profissionais da Accenture. As Mesas de Prestação de Contas do Memorando de Entendimentos acontecem trimestralmente.
Fonte: Anabb Com informações da Cassi
Comentários