MENSAGEM DO MSU AOS ELEITOS DA PREVI
Prezados(as) Diretores(as) e Conselheiros(as) eleitos(as) da PREVI,
Nos diversos meios de comunicação da PREVI, inclusive nas lives, vocês têm dado ênfase a boa performance dos investimentos, o que vem gerando superávits a cada mês.
Por conta disso os associados, principalmente os mais idosos, estão reclamando que a PREVI está cada vez mais rica e eles a cada dia mais pobres, em decorrência dos reajustes dos benefícios e pensões pelo inadequado INPC.
Ao responder às postulações, vocês repetem constantemente a mesma argumentação de que “estão cumprindo a legislação vigente”, como se fosse impossível alterá-la. Ora, as leis e os regulamentos devem mesmo ser cumpridos à risca, mas quando estão prejudicando os verdadeiros interessados, há que se buscar mudanças, pois administrar bem, neste caso, significa olhar os dois lados.
Por esta razão, permitam-nos fazer-lhes as seguintes sugestões:
– a) diante dos decantados números do superávit NESTE MOMENTO, porque não diligenciam junto aos Órgãos e Autoridades competentes, visando a conseguir autorização extraordinária para conceder aos Associados e Pensionistas do PLANO 1 um abono emergencial equivalente a 1 benefício/pensão, haja vista as dificuldades financeiras agravadas pela pandemia. Se o montante gasto mensalmente com a nossa folha gira em torno de R$1,2 bi, o superávit atual (21 bilhões até abril) suportaria tranquilamente tal abono. Saliente-se que o Plano 1 estaria em equilíbrio se não apresentasse déficit nem superávit, portanto, recurso existe e os Associados estão necessitados;
– b) embora mais demorada, mas não menos importante, outra medida que vocês poderiam adotar era solicitar a realização imediata de estudos visando a aperfeiçoar o índice de reajuste dos nossos benefícios e pensões, pois está mais do que comprovado que o INPC NÃO MANTÉM O NOSSO PODER DE COMPRA, pelo contrário, ele tem é contribuído para engordar os superávits anunciados. Com a palavra os atuários da PREVI.
Ficamos na expectativa de suas notícias, para que possamos repassá-las em nossos canais de comunicação, juntamente com esta mensagem.
Saudações,
CONSELHO GESTOR DO MOVIMENTO SEMENTE DA UNIÃO (MSU)
Macilene Rodrigues de Oliveira – Goiânia (Go)
COORDENADOR
Em 30.07.2021
RESPOSTA DOS ELEITOS DA PREVI
Em atenção à mensagem acima, queremos lhe informar que apoiamos o PLP 84/2015 defendido pela ANAPAR, Associação Nacional dos Participantes de Previdência Complementar e de Autogestão em Saúde, apresentado em 2015 e que prevê alterações nas LCs 108 e 109 para, entre outras questões caras aos associados, acabar com a reversão de valores ao patrocinador nas destinações de superávit, e colocar um fim no voto de minerva nos conselhos deliberativo e fiscal.
A propósito, convidamos o MSU, a apoiar também essa luta em prol dos associados.
No mais, registramos que sempre estivemos ao lado das entidades representativas dos associados em negociações de superávits que resultaram no pagamento de cerca de R$ 25 bilhões de reais, em valores nominais, em favor dos associados como, por exemplo: redução da Parcela Previ; redução em 40% das contribuições e posterior suspensão das mesmas por sete anos e o Benefício Especial Temporário, entre outros.
Nosso compromisso com os Associados é perene e nossa participação na gestão da Previ tem como objetivo permanente defender e ampliar os direitos dos associados do Plano 1 e do Previ Futuro.
Atenciosamente,
Associados Previ
Em 13.08.2021
Considerações do Movimento Semente da UNIÃO (MSU)
Colegas,
Na ilusão de que os ELEITOS DA PREVI seriam o caminho apropriado para apresentarmos as demandas atuais e emergenciais dos aposentados e pensionistas do PLANO 1,encaminhamos diretamente a eles as sugestões contidas na mensagem inicial, e que, apesar de replicada, mereceu por duas vezes a mesma resposta transcrita no segundo texto acima.
Inconformados com a falta de resposta objetiva para o que sugerimos, vamos direcionar os pleitos para a PREVI como um todo, pois quem sabe os indicados sejam mais sensíveis às angústias ora vividas pelos associados, tendo em conta que, no nosso entendimento, se há superávit o uso de pequeníssima parte dele agora significará apenas que estaremos realizando “lucro”, como acontece na venda de ações quando estão na alta.
CONSELHO GESTOR DO MOVIMENTO SEMENTE DA UNIÃO (MSU)
Andretta,
Biscalquini,
Cecília,
Chirivino,
Daisy,
Edson de Bem,
Macilene,
Osvaldo
Raimundo
Em 17.08.2021
Comentários